terça-feira, 22 de outubro de 2019

Conhecendo Claraíba - Nova Trento

Primeiramente o bairro Claraíba era chamado de quilômetro 16, para quem se deslocasse de Brusque até Nova Trento, em seguida chamado de Aliança, porém teve seu nome alterado novamente pelo prefeito Irineu Busnardo, porque em Pernambuco já existia uma cidade com o nome Aliança. Então ganhou o nome de Claraíba devido a uma árvore que tinha em abundância no local.



A vinícola Castel teve seu início em 1886, com a plantação de pêssegos e uvas, e, antes disso o fumo. O tempo passou e foi se desenvolvendo as plantações de uva, que hoje é o forte da propriedade, e em 1999 surgiu o Castelinho, que produz vinhos, sucos e destilados. Localiza-se na rodovia Deputado Gentil Battisti Archer.

Marta Frehner: Teve seu início em 1891, a Marta Frehner vendia de casa em casa bolos e salgados, a confeitaria Marta Frehner, que atualmente é bastante famosa. Seu proprietário se chama Moisés Comozi, e o estabelecimento localiza-se na SC-410.



Móveis Daniella: A empresa começou no final de 1997, hoje com aproximadamente 22 anos, é uma empresa familiar que produz móveis sob medida. Localiza-se na SC-410.



Igreja de São José: No final do século XIX, o café começou a ser cultivado no Norte do estado, atraindo grandes levas de famílias que, aos poucos, formaram pequenas comunidades. Com isso, surgiu, entre os Ribeirões Buretis e Lageado, o patrimônio de São José das Pitangueiras, onde foi construído uma capela em homenagem ao padroeiro São José. Localiza-se na SC-410.

Igreja Luterana: Os colonizadores da Igreja Luterana vieram da Alemanha, até Brusque, onde se estabeleceram, no começo se reuniam em uma capela primitiva, com paredes de barro, sem janelas e o teto era forrado por folhas de bambu, até conseguirem um lote de terra e criarem sua própria igreja, formaram até a primeira maternidade de Brusque, chamada de Maternidade Evangélica Luterana. Alguns anos se passaram e com o desenvolvimento decidiram expandir-se a novas localidades, dentre elas o Claraíba.



Dados Geográficos: Área total: 3.154; Zona urbana: 323; Clima: temperado e úmido; Altitude: Entre 300 e 400 acima do nível do mar; Montanhas e relevo: relevo montanhoso que intercala com pequenos vales; Hidrografia: drenado pela Bacia do Alto Krecker, pequeno afluente da margem esquerda do rio Tijucas á nordeste do Baixo Rio do Braço; População: 498-859 habitantes, segundo dados do IBGE de 2000 e 2003; Etnias as mais predominantes são: Italiana e Alemã; Famílias: Venske, Meske, Marcolla, Martinelle, Casagrande, etc; Flora: vegetação nativa secundária com presença do eucalipto; Fauna: pássaros, pequenos mamíferos, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário