Sobre

Projeto Lírio do Campo

O nome Lírio do Campo veio em mente pelas palavras do Senhor Jesus de Nazaré no livro de Mateus 06, 28-29 “E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam; contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles”. Nas palavras do Senhor Jesus desejamos um pouco desta gloria do lírio do campo para o nosso projeto se assim houver consentimento. Amém Senhor Jesus Cristo. 

Sobre a Escola de Educação Básica Francisco Mazzola

Logo da escola:


Escola de Educação Básica Francisco Mazzola: foi criada pelo Decreto 2.780, em 1942, quando ainda se denominava Grupo Escolar Lacerda Coutinho, passando à denominação de Colégio Estadual Francisco Mazzola a partir de 29 de abril de 1981, através do Decreto 1.371/81.  Em 28/03/2000, com a Portaria E/017/SED, passou a se chamar Escola de Educação Básica Francisco Mazzola. 

Localização: Situado no centro do município, na rua Francisco Valle, 27 - Centro, Nova Trento - SC, 88270-000, com INEP 42083060, a EEBFM está dividida pela Rua dos Imigrantes em dois blocos (bloco I e II)14. No bloco II funciona o ensino fundamental I e no bloco I o ensino fundamental II e ensino médio.

Estrutura: Toda a estrutura da escola é feita de alvenaria. No bloco I, na entrada do portão principal temos a Recepção, a Diretoria e a Secretaria. Temos 10 salas de aulas ao redor de um pátio descoberto anexado a um pátio coberto, onde temos um Palco de apresentações e a Cozinha onde é servido a merenda. Também existem Departamentos de áreas como Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais e suas Tecnologias, Sala do AEE - Educação Especial, Sala de Depósitos, Sala dos Professores, Sala de Apoio Pedagógico. Temos também um anexo com uma Sala de Biblioteca e uma Sala de Informática com banheiro e depósito e uma Sala de Administração. Nos fundos do pátio tem dois Banheiros para os alunos.

No bloco II, funciona 4 salas do Ensino Fundamental I (2º a 5º ano), o 1º ano funciona no bloco I. O acesso é feito pelo portão secundário que atravessa a Rua dos Imigrantes. Neste Bloco temos duas Quadras Esportivas cobertas, um Laboratório de Ciências da Natureza, um Laboratório Maker, um depósito e dois Banheiros.

No portão principal existe uma campainha para solicitar atendimento. A Direção, é onde é feito o atendimento dos pais dos alunos e quando necessário é direcionado a Sala do Apoio Pedagógico. A Secretaria é onde é feita a liberação de documentos específicos (histórico escolar, matrículas, transferências, etc). A Administração é onde os professores podem solicitar impressões reservar equipamentos como caixa de som, data show, etc. Na sala dos professores temos alguns sofás, uma mesa grande com cadeiras, dois computadores, um banheiro, uma pia de cozinha com geladeira e bebedouro. Nesta sala os professores fazem o lanche e se organizam.

As cadeiras dos alunos são modernas e confortáveis. Todas as salas possuem, janelas com cortinas, ar condicionado, quadro branco e conexão para internet a cabo. Em breve iremos receber Lousa Digital também. As cadeira são frequentemente trocadas, quando são quebradas. Os funcionários da limpeza matem tudo em ordem, todos os dias.

No laboratório de Informática temos 40 computadores e uma lousa digital. A sala é espaçosa com mesas e cadeiras, com capacidade de até 60 alunos sentados, tem ar-condicionado e janelas também. Em anexo a esta sala existe uma biblioteca com várias estantes de livros, mas este espaço é pequeno, não comportando mais do que 15 alunos.

No pátio coberto existem mesas e bancos onde os alunos podem sentar-se para comer a merenda. Este espaço também é utilizado durante as aulas para várias atividades de Artes ou recreativas.

Croqui da Escola - 2023


Dados Bibliográficos de Francisco Mazzola

 

Francisco Mazzola nasceu no dia 04 de abril de 1878, no bairro Besenello - Nova Trento/SC. Filho de Giovanni Mazzola e Carolina Boseli, oriundos da Província de Verona - Itália (1874/75) teve dois irmãos chamados Italo Mazzola e Romildo Mazzola. Foi batizado aos 23 de setembro do mesmo ano pelo padre Arcangelo Ganarini na Capela de Santa Agata. Estudou no Colégio São Luiz, em Itu, São Paulo, em companhia de Henrique Carlos Boiteux, José Valle, Francisco Valle e Benjamim Gallotti. Francisco Mazzola casou-se duas vezes. Pela primeira vez com Rosa Sgrott, nascida em Nova Trento, filho de Jomenicio Sgrott e Somenica Posthinghel, oriundos de Besenello - Trento - Itália, No casamento com Rosa Sgrott nasceram sete filhos: Ricardo, Carolina, Maria Inês, Theodolina, Marcos, Julieta e Vitoriano. Só seu segundo casamento com a também viúva Adelina Piazza Gullini, teve apenas uma filha, Catarina Cecília Mazzola. Após a morte de Rosa Sgrott, motivos particulares levaram Francisco Mazzola a mudar-se para Palmas, no Estado do Paraná, onde trabalhou como músico, contribuindo para fundação de uma banda naquela cidade.

Em nossa comunidade prestou revelantes serviços, trabalhando como professor primário, divulgante através de jornais da capital do Estado o nosso município e publicando a "Monografia do município de NT". Além do idioma pátrio, ensinava italiano, inglês e alemão. Deu aulas na escola de Lombardia e na antiga prefeitura. Foi componente da Banda Dobrado Trilho de Morro do Bom Socorro - Acordai se Estais Dormindo - Dobrado Thiago Polli - Orquestrações etc. Participou ativamente na reforma dos Estatutos da Sociedade filarmônica Neotrentina e foi grande admirador da Sociedade Recreativa Humaitá. Francisco Mazzola faleceu em 11 de dezembro de 1927 com 49 anos de idade. Foi o 1º professor homem do município. Essa é, provavelmente, a razão pela qual o colégio recebeu o seu nome. 

 

Linha do Tempo

  • 29 de abril de 1947 - Grupo Escolar Lacerda Coutinho
  • 14 de abril de 1948 - Ginásio Normal Regional Pio XII
  • 1955 - Curso Normal Regional Pio XII
  • 1963 - Ginásio Normal Pio XII
  • 19 de outubro de 1966 Outubro de 1975 - Colégio Normal Professor Francisco Mazzola (cursos técnicos e magistério) Escola Básica Lacerda Coutinho (primário e ginásio)
  • 29 de abril de 1981 - Colégio Estadual Francisco Mazzola (funde-se as duas escolas)
  • Março de 2000 - Escola de Educação Básica Francisco Mazzola

    O grupo Escolar Lacerda Coutinho foi criado em 1942, ano também em que iniciou-se a construção do prédio. A sua inauguração ocorreu em 29 de abril de 1947. 
    Havia, porém, a necessidade de se estender o grau de escolaridade de nossa comunidade, e em 1948 criou-se o Curso Normal Regional, com o nome de Pio XII, funcionando onde hoje é a fábrica de Móveis Marchi.
    Em 1955 as Irmãzinhas da Imaculada Conceição, através de um convênio celebrado com o Estado, assumiram as aulas do Grupo Escolar.
    No ano de 1963 mudou-se o nome de Curso Normal Regional para Ginásio Normal Regional Pio XII. 
    Só o Ginásio, no entanto, não era suficiente para nova Trento, e em 1966 criou-se o Colégio Normal Professor Francisco Mazzola, vinculado ao mesmo, no ano seguinte, o ginásio Normal Pio XII, tudo agora funcionando no Prédio do Grupo Escolar.

    O Conselho Estadual de Educação aprova em 1973 o Núcleo comum do Colégio Normal Professor Francisco Mazzola e com o Parecer 353 de 1974 aprova os Cursos de Técnico em Secretariado e magistério - 1ª a 4ª Série. Nesta época o primário era separado do Ginásio, embora funcionasse no mesmo prédio, o que dificultava as coisas. Então em 1975 transformou-se o Grupo Escolar em Escola Básica Lacerda Coutinho, com estudos de 1ª a 8ª série. Como a nossa comunidade é essencialmente agrícola, criou-se a habilitação Básica em Agropecuária, que não foi entendida pela clientela e por isto está fechada por falta de matrícula. O 1º e 2º graus funcionavam no mesmo prédio, porém com administração diferente, o que também não era producente. Assim em 29 de abril de 1981 unificou-se os dois estabelecimentos com o nome oficial de Colégio Estadual Francisco Mazzola, nome que vigorou até o ano 2000. Em 1985 foi criado o Curso de 2º Grau de Educação Geral. Em 1987 criou-se, o Pré Escolar.
    Em 28/02/2000 altera a identificação dos estabelecimentos da rede Pública Estadual, passando a ser denominada "Escola de Educação Básica Francisco Mazzola", por atender a clientela da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Dados Atuais - 2023

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário